Consumo em supermercados cresce 2,26% no primeiro bimestre
Transferência de renda através do Auxílio Brasil poder ter contribuído para esse crescimento
Foto: Tânia Rêgo\ Agência Brasil
De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (AbrasMercado), o consumo nas residências brasileiras cresceu 2,26% no primeiro bimestre deste ano. Quando comparado a fevereiro de 2021, o crescimento foi de 3,98%, mas, se comparado a janeiro do mesmo ano, houve recuo de 0,90%.
Segundo a Abras, após crescimento positivo no início do ano, o indicador de consumo das famílias corresponde à estimativa do setor supermercadista, que prevê alta de 2,80% para 2022. O vice-presidente Institucional da Abras, Marcio Milan, ressaltou que o aumento ocorreu apesar da inflação elevada e alta taxa de desemprego.
Um dos fatores que, segundo Milan, tem contribuído para a manutenção do consumo das famílias é a consolidação de transferência de renda via programas sociais, como o Auxílio Brasil. Em 2021, o consumidor viveu a incerteza do pagamento do auxílio emergencial, após o fim do benefício em dezembro de 2020 e retomada apenas em abril de 2021.
A Abras estima que o Saque Extraordinário do Fundo de Garantia (FGTS), cuja previsão é a de liberação de R$ 30 bilhões para 42 milhões de pessoas pode contribuir para o aumento de consumo.