Consumo nos lares brasileiros aumenta 2,16% em maio, aponta associação de supermercados
Melhora nos indicadores de trabalho e de renda alavancaram o crescimento
Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil/Agência Brasil
O consumo nos lares brasileiros cresceu 2,16% em maio na comparação com igual período do ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Ao longo de 2024, o aumento é de 2,25% e a perspectiva do setor é de um avanço de 2,5% até o final do ano.
No comparativo entre maio e abril, houve um aumento de 6,52% no consumo nos lares brasileiros. Segundo o vice-presidente institucional da Abras, Marcio Milan, a melhora nos indicadores de trabalho e de renda estão entre os principais fatores que têm influenciado a evolução das compras por parte das famílias.
“A taxa de desocupação em 7,5% no segundo trimestre de 2024 é a menor dos últimos 10 anos. Isso tem contribuído tanto para a empregabilidade quanto para o aumento do consumo nos lares”, afirmou o executivo.
Em conjunto com o aumento do consumo, Milan destaca que o setor continua investimento no Brasil e destacou que dentro do intervalo de janeiro a junho deste ano já foram inauguradas mais 192 lojas.
“O consumo continua crescente e positivo, sendo uma tendência para os próximos meses”, disse Milan, acrescentando que um fator que contribuiu para o aumento no indicador foi o aumento da demanda por arroz.