• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Conta de luz fica mais cara neste mês de outubro; confira motivações e como economizar

Conta de luz fica mais cara neste mês de outubro; confira motivações e como economizar

Acionamento da bandeira vermelha patamar 2, em outubro, é a motivação do encarecimento da energia

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Conta de luz fica mais cara neste mês de outubro; confira motivações e como economizar

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O custo da energia sofrerá um aumento durante todo o mês de outubro, com início nesta terça-feira (1°). A principal motivação é o acionamento da chamada bandeira vermelha patamar 2, a maior cobrança tarifária entre as bandeiras. No mês de setembro a bandeira vermelha patamar 1 estava acionada, custando 76% menos do que a bandeira atual.

A bandeira vermelha patamar 2 possui taxa extra de R$ 0,07877 a mais a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Enquanto a bandeira vermelha patamar 1 possui taxa extra custando R$ 0,04463 a cada 100 kWh. 

O principal objetivo com a implementação dessa bandeira mais cara, é custear o acionamento das usinas termoelétricas, que possuem um custo de geração de energia maior que as hidrelétricas. As hidrelétricas atualmente estão com seus reservatórios de água nos menores níveis em mais de três anos. O baixo índice de chuva pode ser apontado como uma das motivações.

A alteração da bandeira também tem o objetivo de "incentivar" a redução do consumo de energia pelos brasileiros. É muito importante ficar atento ao Selo Procel, que indica, por meio de notas, se o eletrodoméstico consome mais ou menos energia.

Algumas medidas para auxiliar na economia de energia são: aproveitar a luz natural para eliminar ambientes, evitar acender a luz durante o dia, controlar o tempo em que as lâmpadas permanecem acesas, evitar deixar eletrodomésticos e eletroeletrônicos plugados na tomada enquanto não estiver utilizando e ajustar o ar-condicionado para temperaturas entre 23 a 25°C.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário