Conta de luz pode ficar mais cara com novas ondas de calor
Expectativa é um aumento de até 10% em 2024, aponta dados de associação
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
As altas temperaturas e a possibilidade de novas ondas de calor que devem atingir diversas regiões do país nas próximas semanas podem impactar diretamente na conta de luz dos brasileiros, apontam dados da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia (Abrace).
Segundo o levantamento, a expectativa é de um aumento de 6,58% para 2024, mas que pode chegar a 10,41%. A conta também depende do tamanho dos subsídios no próximo ano.
Em novembro, a demanda por energia elétrica atingiu níveis recordes devido ao aumento do uso do ar-condicionado para combater as ondas de calor no Brasil. Boa parte desse consumo é atendido pela geração de fontes renováveis, como a hidrelétrica, atualmente com reservatórios quase cheios.
No entanto, para atender a demanda em horários de pico e prevenir um blecaute, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) precisou aumentar a capacidade, pressionando as contas de luz.
Já para 2024, o Brasil deve registrar um crescimento de 3,5% da carga de energia elétrica, segundo previsão conjunta elaborada pelo ONS, com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).