Contágio do coronavírus no Brasil desacelera pela primeira vez

Apesar do resultado, situação ainda não está sob controle

Por Da Redação
Às

Contágio do coronavírus no Brasil desacelera pela primeira vez

Foto: Reprodução

Pela primeira vez em quase quatro meses, o Brasil registrou a transmissão do coronavírus sob controle, de acordo com os cálculos do centro de controle de epidemias do Imperial College. Para uma semana que começou no domingo (16), a taxa de contágio (que indica para quantas pessoas em média uma pessoa transmite o vírus por dia) ficou em 0,98. 

Isso significa que cada 100 pessoas contaminadas pelo vírus contagiam outras 98, que por sua vez passam o patógeno para 96, que o transmitem a 94, o que representa a desaceleração do contágio. Porém, a nova situação ainda não significa que a transmissão está sob controle. 

Uma nova aceleração do contágio pode aparecer como um fator relacionado ao otimismo em relação ao aumento na mobilidade das pessoas, como mostrado a pesquisa feita pelo Datafolha na última segunda-feira (17). Além do Brasil, o único país com taxa de transmissão abaixo de 1 É o Chile, com 0,85.

O país andino completou a oitava semana com o contágio controlado, de acordo com o Imperial College, enquanto o Brasil deixou a zona vermelha pela primeira vez depois de 16 semanas consecutivas de taxa de transmissão acima de 1. 

De acordo com o relatório mais recente da OMS (Organização Munidal da Saúde), publicado nesta terça-feira (18), todos os países da América do Sul estão com transmissão comunitária, exceto o Uruguai e a Guiana, que registram apenas focos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário