Contágio do coronavírus no Brasil desacelera pela primeira vez
Apesar do resultado, situação ainda não está sob controle

Foto: Reprodução
Pela primeira vez em quase quatro meses, o Brasil registrou a transmissão do coronavírus sob controle, de acordo com os cálculos do centro de controle de epidemias do Imperial College. Para uma semana que começou no domingo (16), a taxa de contágio (que indica para quantas pessoas em média uma pessoa transmite o vírus por dia) ficou em 0,98.
Isso significa que cada 100 pessoas contaminadas pelo vírus contagiam outras 98, que por sua vez passam o patógeno para 96, que o transmitem a 94, o que representa a desaceleração do contágio. Porém, a nova situação ainda não significa que a transmissão está sob controle.
Uma nova aceleração do contágio pode aparecer como um fator relacionado ao otimismo em relação ao aumento na mobilidade das pessoas, como mostrado a pesquisa feita pelo Datafolha na última segunda-feira (17). Além do Brasil, o único país com taxa de transmissão abaixo de 1 É o Chile, com 0,85.
O país andino completou a oitava semana com o contágio controlado, de acordo com o Imperial College, enquanto o Brasil deixou a zona vermelha pela primeira vez depois de 16 semanas consecutivas de taxa de transmissão acima de 1.
De acordo com o relatório mais recente da OMS (Organização Munidal da Saúde), publicado nesta terça-feira (18), todos os países da América do Sul estão com transmissão comunitária, exceto o Uruguai e a Guiana, que registram apenas focos.


