'Contêineres de frutas, pescados e mel já paralisados nos portos', diz Jerônimo sobre taxação dos EUA
Segundo o governador, os empresários baianos estão com receio de enviar os produtos e serem taxados

Foto: Feijão Almeida/GOVBA
Mesmo antes de entrar em vigor, a nova tarifa imposta pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros já causa impactos na economia baiana. Contêineres com frutas, pescados e mel estão parados em portos do estado, segundo afirmou o governador Jerônimo Rodrigues (PT) nesta sexta-feira (5). A taxa de 50% está prevista para começar a valer a partir de 1º de agosto.
“O mundo não precisa de um imperador e é o que está acontecendo com a postura do presidente dos Estados Unidos. Nós já temos um conjunto de contêineres de frutas, pescados e mel já paralisados nos portos, com receio de que ao chegar nos Estados Unidos o tarifaço faça com que os empresários paguem a conta para estar colocando os seus produtos nas prateleiras norte-americanas”, afirmou o governador durante visitas às obras de ampliação do aeroporto de Barreiras.
Jerônimo também criticou o que chamou de intenção política por trás da decisão do governo norte-americano. Para ele, a medida não se resume a uma disputa econômica, mas reflete uma tentativa de exercer poder geopolítico sobre outros países. “É muita irresponsabilidade. Eles sabem o que estão fazendo e estão fazendo com intencionalidade. É uma guerra fiscal, mas é uma luta por domínio político”, declarou.