Bahia

Contra João Salles, ACM Neto vai ao STF

Prefeito tenta garantir implantação de leitos de UTI no Hospital Salvador

Por Da Redação
Ás

Contra João Salles, ACM Neto vai ao STF

Foto: Farol da Bahia / Gilberto Júnior

O prefeito ACM Neto informou durante coletiva nesta segunda-feira (10), que embarca para Brasília nos próximos dias para apresentar argumento ao Supremo Tribunal Federal (STF) numa tentativa de ampliar os leitos de Covid-19. 

A conversa é para tentar reverter a decisão do ministro Dias Toffoli que não autorizou a ampliação da quantidade de leitos de UTI no Hospital Salvador, atendendo o pedido do reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles. 

No local, funciona a Maternidade Climério de Oliveira (MCO) para gestantes e recém-nascidos de alto risco. Ainda assim, a prefeitura já tinha conseguido a implantação de dez leitos de UTI para Covid-19 e luta agora, para manter os leitos e aumentar a quantidade de UTIs disponíveis. 

"Vamos reverter essa pendência judicial face à ação adotada pelo reitor da Universidade Federal da Bahia. Inclusive, pretendo nesta semana ir a Brasília para tratar desse assunto pessoalmente levando argumento para o STF e apresentando nossa expectativa de reversão da decisão judicial que nos impede de utilizar o contrato que foi firmado com o hospital e a prefeitura", explicou.

Com uma taxa de ocupação UTI adulto em 55%, a prefeitura não explicou, no entanto, a prioridade na insistência pelos leitos do Hospital Salvador. 

Além disso, a Prefeitura de Salvador apresentou 55 novos respiradores que vão ser usados no combate à doença. 

Pesa no embate, a análise provisória do caso, onde o presidente do STF acolheu a pretensão da UFBA de que as instalações do Hospital Salvador somente devem ser utilizadas na hipótese de esgotamento de opções nas outras unidades de saúde disponíveis. 

Para o presidente, é plausível a tese de que não há, no momento, necessidade de compartilhamento de ambiente hospitalar entre grávidas de alto risco e neonatos com pacientes infectados a Covid-19.

Pela contratação dos leitos, a prefeitura de Salvador teve um investimento de cerca de R$1 milhão. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.