• Home/
  • Notícias/
  • Eleições /
  • Convenções: prazo para partidos e federações oficializarem candidaturas termina nesta segunda (5)
Eleições

Convenções: prazo para partidos e federações oficializarem candidaturas termina nesta segunda (5)

Por conta da data limite, último fim de semana foi movimentado na capital e no interior da Bahia

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Convenções: prazo para partidos e federações oficializarem candidaturas termina nesta segunda (5)

Foto: Agência Brasil

Termina nesta segunda-feira (5), conforme estabelecido pela Lei das Eleições (Lei 9.504/1997), o prazo para que os partidos e federações realizem as convenções internas para a escolha e oficialização dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores que disputarão as eleições municipais de outubro.

Desde o dia 20 de julho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a realização das convenções partidárias. Por conta do final do prazo, o último fim de semana foi movimentado na capital baiana e no interior do estado.

Em Salvador, os prefeituráveis Geraldo Júnior (MDB) e Eslane Paixão (UP) foram os últimos a oficializar a candidatura, realizando a convenção no domingo (4). O prefeito da capital baiana e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), deu o pontapé inicial, seguido de Kleber Rosa (PSOL), Victor Marinho (PSTU) e Giovani Damico (PCB).

No interior da Bahia, as últimas convenções registradas foram:

SÁBADO

Feira de Santana

A candidatura de Zé Neto (PT) a prefeito de Feira de Santana foi oficializada no sábado (3), em evento com a participação do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O candidato chegou a se licenciar do posto de deputado federal, em Brasília, para se dedicar inteiramente à campanha.

Além de Zé Neto, também foi oficializada a candidatura a vice-prefeito do líder evangélico Sandro Nazireu (Podemos).

Foto: Divulgação/PT

Irará

A coligação ‘Avança Irará’, uma união da Federação Brasil da Esperança formada pelos partidos PT, PCdoB e PV, em aliança com o PSB e PSD, oficializou a candidatura à reeleição do prefeito Derivaldo Pinto e do vice-prefeito Josias Nunes, no último sábado (3).

O evento contou com a presença de lideranças políticas, comunitárias e simpatizantes, além de consolidar o apoio da população iraraense à dupla.

Foto: Divulgação

Itapetinga

O nome da ex-primeira-dama Cida Moura (PSD) como candidata à Prefeitura de Itapetinga foi oficializado durante convenção realizada no sábado (3). O atual presidente da Câmara, o vereador João de Deus (PT), é o vice na chapa.

Foto: Reprodução

Vitória da Conquista

O partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) oficializou, no sábado (3), a candidatura de Lúcia Rocha à Prefeitura de Vitória da Conquista. O anúncio aconteceu no Centro de Convenções Divaldo Franco, no bairro Alto Maron. A candidata é vereadora e tenta assumir o comando do município em chapa formada com o também vereador, advogado e delegado de Polícia Civil, Marcus Vinícius (Podemos).

Foto: Assessoria Lúcia Rocha

Além disso, o Partido dos Trabalhadores também lançou a candidatura de Waldenor Pereira à Prefeitura de Conquista. O político é deputado federal e tenta assumir o comando do município em chapa formada com a advogada Luciana Silva (PSB).

Foto: Assessoria/PT

Itabuna

O partido Solidariedade confirmou, na tarde de sábado (3), a candidatura de Fabrício Pancadinha à Prefeitura de Itabuna. O político é deputado estadual e vai disputar o Executivo municipal ao lado de Diego Pitanga (MDB).

Foto: Divulgação/ Pancadinha

DOMINGO

Araci

A candidatura à reeleição da prefeita de Araci, Keinha Jesus, foi confirmada pelo PDT em convenção partidária realizada na noite de domingo (4). A pedetista manteve na chapa a atual vice-prefeita, Gilmara Magalhães (PSD). 

Foto: Divulgação

Rio Real

A convenção do Progressistas no município de Rio Real sacramentou as candidaturas de Nino de Zé Bonfim (PP) e do vice, Tonho de Tomé (PDT), à prefeitura da cidade. O atual chefe do Executivo Municipal, Carroça, também participou do evento que contou com a presença de 5 mil pessoas.

Foto: Divulgação

São Sebastião do Passé

Principal nome da oposição e da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em São Sebastião do Passé, Angelo Santana (PT) teve a candidatura a prefeito homologada no domingo (4), durante a convenção partidária realizada em um espaço no bairro de São Roque, no Centro. A professora Cátia Garcez (PT) é a candidata a vice-prefeita. 

Foto: Divulgação

Santo Estêvão

A convenção partidária que oficializou a candidatura de Val de Dezinho (PT) à prefeitura de Santo Estêvão foi realizada na tarde de domingo (4). Durante o evento, também foi homologada a candidatura do vereador Thomas Santiago (PSD), ex-presidente da Câmara Municipal, a vice-prefeito.

Foto: Divulgação

Catu

Após convenção realizada no domingo (4), foi oficializada a candidatura de Geranilson Requião, conhecido como Gera Requião (PSD) à Prefeitura de Catu. O evento foi no Clube dos Empregados da Petrobras (CEPE). Gera vai ter ao lado, na chapa, Mariana Requião como candidata a vice-prefeita.

Foto: Divulgação

Calendário

Após a escolha dos candidatos, as legendas têm até 15 de agosto para registrar os nomes dos candidatos na Justiça Eleitoral de cada município. O registro de candidatura é feito por meio de um sistema eletrônico chamado CANDex e será analisado pelo juiz da zona eleitoral da cidade na qual o candidato pretende concorrer.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário