• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • COP30: Arábia Saudita impede negociações sobre plano para o abandono de combustíveis fósseis

COP30: Arábia Saudita impede negociações sobre plano para o abandono de combustíveis fósseis

Posição pode representar um impasse para o Brasil, que busca apresentar ao fim da conferência um mapa do caminho para o abandono dos combustíveis fósseis

Por Da Redação
Às

Atualizado
COP30: Arábia Saudita impede negociações sobre plano para o abandono de combustíveis fósseis

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Arábia Saudita, uma das principais potências mundiais quando o assunto é petróleo, tem se posicionado contra a tentativa de um plano prático para abandonar os combustíveis fósseis durante a COP30, que começou na segunda-feira (10) e segue até o dia 21 de novembro, em Belém (PA).

Durante rodada de negociação, membros da comitiva do país disseram que são "contra a inclusão de novas metas”, o que pode representar um impasse para o Brasil, que busca apresentar ao fim da conferência um mapa do caminho para o abandono dos combustíveis fósseis.

A posição da Arábia Saudita decorre da sua dependência da exportação de petróleo. Em 2024, o setor representou cerca de 60% da receita do governo e mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB).

Em uma reunião, representantes afirmaram que as discussões na COP30 deveriam seguir “sem novas metas”. “Precisamos de uma troca de pontos de vista dos países de uma forma não punitiva, que leve em consideração o contexto de cada país, sem novas metas”, pontuaram.

"Não precisamos tomar novas decisões que vão contra outras agendas", complementaram.

*Com informações do G1

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário