Economia

Copom: BC diz que precisa de flexibilidade para reduzir ou manter queda de juros

Economistas anunciaram redução da Selic para 10,75% ao ano

Por Da Redação
Ás

Copom: BC diz que precisa de flexibilidade para reduzir ou manter queda de juros

Foto: Agência Brasil/Rafa Neddermeyer

O Banco Central (BC) decidiu alterar a comunicação sobre a estratégia de redução da taxa básica de juros da economia. No comunicado do Copom, divulgado na quarta-feira (20), os diretores da instituição argumentaram que a incerteza tanto na conjuntura econômica do Brasil quanto no exterior aumentou. 

Por isso, eles  necessitam de flexibilidade para decidir os próximos passos da política monetária. Ontem, os economistas anunciaram redução da Selic para 10,75% ao ano. Até junho, quando houver maior clareza sobre os acontecimentos internos e externos, o Copom pode entender que até mesmo a manutenção do ritmo de redução de 0,5 ponto percentual é viável.

Redução da Selic

O comportamento dos preços fez o BC cortar os juros pela sexta vez seguida. Por unanimidade, o Copom reduziu a taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,5 ponto percentual, para 10,75% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros.

Em comunicado, o Copom informou que deverá fazer apenas mais uma redução de 0,5 ponto na próxima reunião, em maio, o que aumenta a chance de a autoridade pausar o ciclo de cortes a partir de junho. Nos textos anteriores, o órgão indicava que prosseguiria com as reduções “nas próximas reuniões”.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário