Copom deve manter juro básico em 2% ao ano

Apesar da alta dos alimentos, BC já indicava tendencia de aumento

Por Da Redação
Ás

Copom deve manter juro básico em 2% ao ano

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) deve se reunir nesta quarta-feira (16) com a tendência de manter a taxa básica de juros da economia brasileira em 2% ao ano, segundo a estimativa da maior parte dos economistas do mercado financeiro. Se isso ocorrer, será interrompido um ciclo de cortes dos juros que vem desde julho do ano passado. 

A reunião acontece em meio à alta no preço dos alimentos, que acumulou 8,83% em doze meses até agosto. Esse reajuste não tem apenas um alimento como responsável (a maioria está com preços recordes no campo). Porém, dois chamaram a atenção nos últimos dias: o arroz, com valorização de 19,2% no ano, e o óleo de soja, que subiu 18,6% no período.

O próprio Banco Central, entretanto, já vinha indicando que a taxa Selic deve ser mantida estável nesta quarta antes mesmo da recente disparada dos preços dos alimentos. Em agosto, informou que o país já estaria próximo do nível a partir do qual reduções adicionais na taxa de juros poderiam gerar instabilidade nos preços de ativos (alta do dólar, por exemplo). 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.