Economia

Copom projeta 'crescimento vigoroso' do PIB do 1º trimestre do ano

Projeção foi descrita na ata do colegiado em reunião

Por Da Redação
Ás

Copom projeta 'crescimento vigoroso' do PIB do 1º trimestre do ano

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central disse, nesta terça-feira (9), que vai antecipar um "crescimento mais vigoroso" do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do primeiro trimestre do ano. 

A projeção foi descrita na semana passada, quando o colegiado decidiu manter a taxa de juros básica do país em 13,75% ao ano pela sexta vez seguida. 

“Os dados de atividade no Brasil indicam um ritmo de crescimento moderado na margem, com destaque para a sustentação dada pelo consumo, do ponto de vista da demanda, e pelo setor agropecuário, no lado da oferta”, afirmou o Comitê no documento.

“O Copom antecipa um crescimento mais vigoroso na divulgação do PIB referente ao primeiro trimestre do ano, especialmente em função da produção agrícola, seguido por moderação da atividade econômica em ambiente marcado por resiliência no mercado de trabalho. Além disso, os dados de emprego formal demonstraram continuidade no aumento do emprego no período mais recente.”

As projeções feitas estão a par com os últimos dados divulgados. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB, registrou aumento de 3,32% em fevereiro, crescimento significativo na comparação com janeiro, quando houve recuo de 0,04%.

Em relação a fevereiro de 2022, o indicador mostra crescimento do PIB em 2,76%. Já em comparação aos últimos 12 meses até fevereiro, o IBC-Br aponta que a atividade econômica cresceu 3,08%.

Já o Monitor do PIB, apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), o PIB teve uma elevação de 2,5% em fevereiro ante janeiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário