Copom se reúne nesta quarta para debater sobre novo corte dos juros
A decisão do BC será anunciada às 18h

Foto: Reprodução/ G1
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reunirá nesta quarta-feira (18) devido a crise provocada na economia pelo novo coronavírus. Os analistas preveem que haverá um novo corte na taxa básica de juros.
Atualmente, a Selic está em 4,25$ ao ano, mas para a maioria dos analistas do mercado, a taxa deve cair 0,25 ponto percentual, chegando a 4% ao ano. Já os analistas dos bancos preveem, contudo, uma diminuição ainda maior, de 0,5 ponto percentual, deixando a Selic em 3,75% ao ano. A decisão do BC será anunciada às 18h.
Cenário atual
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), por exemplo, já reduziu de 2,9% para 2,4% a previsão de crescimento da economia global.
Além da OCDE, o Fundo Monetário Internacional (FMI) também prevê que o crescimento global em 2020 será menor que o registrado no ano passado.
Para este ano, a meta de inflação do Copom é de 4%, podendo oscilar de 2,5% a 5,5%. Para 2021, ano para o qual o BC já está prestando mais atenção, o objetivo central é de 3,75% (com oscilação de 2,25% a 5,25%).