Coronavírus

Coquetel de antivirais surge como esperança para conter novas mutações do coronavírus

Pesquisa procura descobrir combinação de remédios para combater a Covid-19

Por Da Redação
Ás

Coquetel de antivirais surge como esperança para conter novas mutações do coronavírus

Foto: Reprodução

Pesquisadores de vários países participam de um estudo internacional para testar coquetéis antivirais (uma combinação de vários medicamentos) para tentar evitar a seleção de mutações do coronavírus, que podem ser residentes de um único medicamento. O CSIC (Conselho Superior de Pesquisa Científica da Espanha) participa de pesquisas internacionais, que têm destacado hoje a importância e as oportunidades de combinar os benefícios de vários medicamentos para combater os efeitos do vírus. Envolve, por um lado, o uso de novos antivirais que impedem o vírus de entrar na célula e, por outro, o uso de inibidores da enzima que replica o genoma e a transcrição dos genes do vírus.  

Segundo o CSIC, o efeito da combinação das duas terapias, direcionadas a diferentes alvos do vírus, poderia evitar a seleção de "mutantes" resistentes a um único fármaco e, portanto, evitaria a falha durante o tratamento. Os vírus de RNA são capazes de modificar seu espectro de mutantes para se adaptar a novos ambientes, alterar sua virulência ou até mesmo gerar mudanças significativas que lhes permitem pular para outras espécies. Com base em procedimentos previamente estabelecidos para outros vírus, os pesquisadores usarão diferentes drogas visando diferentes alvos da Covid-19.

Terapias similares de combinação de múltiplas drogas já foram aplicadas com sucesso contra outros vírus altamente variáveis, como o vírus da Aids ou da hepatite C. O CSIC lembrou que a grande descoberta com o vírus da Aids foi ver que uma terapia combinada era necessária para evitar a seleção de mutantes resistentes a um antirretroviral. Quando o tratamento era administrado em monoterapia, geralmente resultava em falha terapêutica e morte do paciente. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário