Mundo

Coreia do Norte realiza simulação de atentado nuclear tático

Teste com ogivas nucleares falsas em mísseis de cruzeiro é resposta a exercícios militares conjuntos dos EUA e Coreia do Sul

Por Da Redação
Ás

Coreia do Norte realiza simulação de atentado nuclear tático

Foto: Freepik

A Coreia do Norte realizou no sábado (2), uma simulação de ataque nuclear tático, utilizando ogivas nucleares falsas que foram instaladas em dois mísseis de cruzeiro e posteriormente disparadas no mar. A agência estatal norte-coreana KCNA divulgou essa ação que ocorreu em resposta ao que Pyongyang considera como agravamento das tensões regionais devido às atividades militares conjuntas das forças dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.

De acordo com a KCNA, a operação, foi rotulada como um "exercício de contra-ataque" para advertir os inimigos sobre o risco real de um conflito nuclear. A agência detalhou que dois mísseis de cruzeiro de longo alcance, equipados com ogivas nucleares falsas, foram lançados da costa oeste norte-coreana em direção ao sul do país, atingindo o Mar Amarelo.

A Coreia do Sul confirmou o teste e informou que um número indeterminado de mísseis de cruzeiro foi disparado na direção do Mar Amarelo por volta das 04h locais (16h de Brasília). As autoridades sul-coreanas agora estão avaliando as características desses mísseis.

A KCNA também acusou os Estados Unidos e a Coreia do Sul de buscar um confronto devido aos exercícios militares conjuntos que realizaram. A Coreia do Norte já realizou um número significativo de testes nucleares ao longo deste ano, e na semana anterior, tentou sem sucesso lançar um satélite-espião.

Em resposta às ações norte-coreanas, Seul e Washington reforçaram sua cooperação militar, incluindo o uso de aeronaves furtivas avançadas em seus exercícios conjuntos. O líder norte-coreano, Kim Jong-Un, visitou um posto de comando de treinamento na terça-feira e delineou planos futuros de guerra, que incluem "ataques intensos e simultâneos" contra instalações militares no Sul.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário