• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Coreia do Norte suspende acordo militar com o Sul e se prepara para lançamento de foguete
Brasil

Coreia do Norte suspende acordo militar com o Sul e se prepara para lançamento de foguete

Decisão foi alvo de críticas de líderes internacionais

Por Da Redação
Ás

Coreia do Norte suspende acordo militar com o Sul e se prepara para lançamento de foguete

Foto: KCNA

A Coreia do Norte anunciou a suspensão do acordo que mantinha com a Coreia do Sul, assinado em 2018, que reduzia as tensões militares e o reforço das suas tropas na fronteira com o país vizinho. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (23) pelo governo local.

No comunicado, divulgado pelo Ministério da Defesa da Coreia do Norte, o país, que é equipado com armas nucleares, anunciou que suspenderá totalmente aquele pacto que procurava mitigar as tensões na península.

“Retirar-nos-emos das medidas militares tomadas para evitar tensões e incidentes militares em todas as áreas, como terrestre, marítima e aérea, e colocaremos forças fortemente armadas e equipamento militar avançado na região” ao longo da fronteira, disse o ministério em um comunicado transmitido pela agência de imprensa estatal KCNA.

Agora, o país norte-coreano pretende lançar um novo foguete para o espaço. Ter um satélite espião permite à Coreia do Norte melhorar a sua capacidade de recolher informações, especialmente da Coreia do Sul, e obter dados que podem ser cruciais num possível conflito, segundo especialistas.

Para os Estados Unidos, o lançamento representa uma violação das resoluções da Organização das Nações Unidos (ONU) que impedem Pyongyang de desenvolver tecnologia balística, que é aplicada tanto ao lançamento de mísseis como de satélites.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário