Coronavírus: cerca de 500 estabelecimentos são notificados pelo MTE
Operação aconteceu entre os dia 3 e 15 de abril
Foto: Fernanda Cruz/ Agência Brasil
A Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT/BA), através dos auditores, notificaram cerca de 500 estabelecimentos entre os dias 3 e 15 de abril, com o objetivo de exigir a adoção de medidas emergenciais de proteção aos trabalhadores em virtude dos riscos de contágios da Covid-19.
A operação focou nas atividades econômicas consideradas essenciais e com maior risco de exposição dos trabalhadores. Foram notificados supermercados, farmácias, frigoríficos, hospitais e estabelecimentos de construção civil e teleatendimento.
Os auditores Trabalho cobraram medidas de segurança e saúde em acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde (MS) e das Normas Regulamentadoras de Saúde e Segurança do Trabalho.
Dentre as principais exigências estão o fornecimento de equipamentos de proteção individual, álcool gel 70%; redução da concentração de trabalhadores nos ambientes de trabalho; manutenção do distanciamento entre trabalhadores e clientes; controle da qualidade do ar e incremento na higienização de pontos de grande contato nos ambientes de trabalho, tais como corrimões, maçanetas, elevadores, superfícies, objetos e painéis de operação de máquinas e equipamentos.