Coronavírus

Coronavírus: Homens têm nível mais alto de enzima essencial para infecção, diz estudo

Descoberta pode ajudar a explicar por que os homens são mais vulneráveis a Covid-19

Por Da Redação
Ás

Coronavírus: Homens têm nível mais alto de enzima essencial para infecção, diz estudo

Foto: AFP / divulgação

Um estudo publicado nesta segunda-feira (11) no periódico científico "European Heart Journal" aponta que o sangue dos homens têm níveis mais altos de uma enzima essencial usada pelo novo coronavírus para infectar as células do que o sangue das mulheres. Segundo os estudiosos, essa descoberta pode ajudar a explicar por que os homens são mais vulneráveis a infecções pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

De acordo com a pesquisa, a enzima conversora de angiotensina (ACE2) é encontrada no coração, nos rins e em outros órgãos. Na Covid-19, acredita-se que ela desempenha um papel na forma como a infecção avança para os pulmões. O estudo também revelou que os remédios amplamente receitados conhecidos como inibidores de ACE, ou bloqueadores de receptores de angiotensina (BRAs), não provocaram concentrações mais altas de ACE2 e portanto não devem aumentar o risco de Covid-19 para as pessoas que os tomam.

"Nossas descobertas não justificam a suspensão destes remédios em pacientes com Covid-19", disse Adriaan Voors, professor de cardiologia da Universidade e Centro Médico (UMC) de Groningen, na Holanda, que coliderou o estudo.

A pandemia do novo coronavírus  já infectou mais de 4 milhões de pessoas em todo o planeta e matou quase 277 mil, de acordo com uma contagem da Reuters. Os índices de morte e infecção indicam que os homens têm mais probabilidade de contrair a doença, e de sofrer complicações graves ou críticas neste caso, do que as mulheres.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.