Coronavírus: quarentena aumenta número de denúncias de violência contra mulher
Canal Ligue 180 registrou 829 denúncias em março
Foto: Agência Brasil
Dados do Ligue 180 mostram que após a quarentena, medida recomendada por governos estaduais e municipais como forma de conter a propagação da pandemia do novo coronavírus, houve um aumento de quase 9% no número de ligações para o canal que recebe denúncias de violência contra a mulher.
De acordo com informações da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), a média diária entre os dias 1 e 16 de março foi de 3.045 ligações recebidas e 829 denúncias registradas, contra 3.303 ligações recebidas e 978 denúncias registradas entre 17 e 25 deste mês. A ministra da pasta, Damares Alves, disse que o confinamento obriga vítimas a conviverem com seus agressores por longos períodos.
Ligue 180
O Ligue 180 é um canal gratuito e confidencial para fazer denúncias, reclamações sobre os serviços da rede de atendimento à mulher e de orientar as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando-as para outros serviços quando necessário. Administradas pela ONDH, o Disque 100 e o Ligue 180 funcionam 24 horas por dia.
Coronavírus
De acordo com informações do Ministério da Saúde, divulgada nesta sexta-feira (27), o Brasil tem 92 mortes e 3.417 casos confirmados. No mundo, a pandemia já provoca a morte de mais de 26 mil pessoas.