Brasil

Coronavírus: TSE passa a permitir procedimentos online

Eleitores poderão tirar ou regularizar o título de eleitor pela Internet

Por Da Redação
Ás

Coronavírus: TSE passa a permitir procedimentos online

Foto: Divulgação/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está disponibilizando ferramentas pela internet para que os cidadãos possam tirar o título de eleitor, regularizar e mudar a zona eleitoral online durante a pandemia do novo coronavírus. Esses serviços, que antes precisavam  de atendimento presencial, poderão ser feitos  por meio da ferramenta "Título Net" até o dia  6 de maio. A medida tem como objetivo garantir o isolamento social e prevenir o contágio pela Covid-19.

Na medida, fica a cargo dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) darem orientações sobre como preencher o Título Net. O documento também suspende temporariamente, o cancelamento dos títulos de eleitores que não compareceram ao cadastro biométrico obrigatório, fazendo com que 2,5 milhões que seriam atingidas pela suspensão possam votar nas eleições municipais de 2020.

Devido à pandemia, o TSE regulamentou regime de plantão extraordinário até 30 de abril. Nesse período, os cartórios eleitorais de todo o país podem suspender os trabalhos presenciais de magistrados, servidores, estagiários e colaboradores. No entanto, cada TRE pode estabelecer seu plantão e atividades de acordo com as próprias especificidades.

Como consultar a situação eleitoral

O cidadão que não tem certeza se possui pendência com a Justiça Eleitoral pode fazer a consulta no site do TSE. Para isso, é só acessar a página de Situação Eleitoral e inserir nome completo, número do título ou CPF. O sistema também pede para que o eleitor clique no botão de código captcha.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.