Saúde

Coronavírus x Gestantes: Como se prevenir?

Associação do Reino Unido responde dúvidas frequentes

Por Da Redação
Ás

Coronavírus x Gestantes: Como se prevenir?

Foto: Reprodução/ iSock

A epidemia do novo coronavírus tem causado pânico em todo o mundo. Com a crescente confirmação de casos, principalmente nos países da Itália e China, que concentram o maior número de infectados e mortos, é compreensível que as mulheres grávidas fiquem preocupadas, já que a gestação diminui a imunidade da mãe. 

Para responder as dúvidas frequentes, o Royal College of Obstetricians and Gynaecologists, do Reino Unido, publicou orientações com explicações sobre os riscos em relação ao vírus para as gestantes. O documento teve contribuições do Royal College of Anesthetists, a Saúde Pública da Inglaterra e Proteção da Saúde da Escócia.

Grávidas têm maior probabilidade de pegar o coronavírus?

Embora os dados disponíveis sobre o impacto do vírus sejam limitados, os médicos afirmam que as mulheres grávidas não parecem ser mais suscetíveis às consequências do coronavírus do que a população em geral. Segundo o documento, também não há evidências que sugiram que a Covid-19 aumente o risco de aborto espontâneo ou perda precoce da gravidez. "Espera-se que a grande maioria das mulheres grávidas sofra apenas sintomas leves ou moderados do tipo gripe e resfriado". 

O vírus pode ser passado da mãe para o bebê? Não há evidências de que o vírus possa ser passado para o bebê durante a gravidez. "Nas próximas semanas e meses, é provável que mulheres grávidas, pelo menos no Reino Unido, testem positivo para coronavírus. Embora os dados estejam atualmente limitados, é tranquilizador que não há evidências de que o vírus possa passar para o bebê durante a gravidez", disse Morris.

Alguns bebês nascidos de mulheres com sintomas de coronavírus na China nasceram prematuramente. Não está claro se o coronavírus causou esse problema ou se os médicos tomaram a decisão de o bebê nascer cedo porque a mulher estava doente. 

É seguro amamentar, mesmo que a mãe tenha sintomas do vírus?

Não há evidências de que o vírus possa ser transportado no leite materno. Segundo a publicação, os benefícios da amamentação superam quaisquer riscos potenciais de transmissão do coronavírus pelo leite materno.

Se uma mulher grávida infectada der à luz, ela será separada do bebê?

Também não há evidências que sugiram que a separação do bebê de uma mãe infectada será útil. Decisões como essa podem causar um sofrimento significativo para ambos. "Com base nas evidências atuais, não acreditamos que os bebês nascidos de mulheres com teste positivo para coronavírus devam ser separados", diz o documento. "O impacto dessa separação, mesmo como precaução, pode ser significativo no bebê e na mãe".

Como as mulheres grávidas podem se proteger do coronavírus?

A publicação recomenda que o mais importante é lavar as mãos com regularidade e eficácia, assim que a mãe vier de locais públicos para a casa ou local de trabalho. O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool, como álcool em gel. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

As máscaras faciais podem realmente proteger do coronavírus?

As máscaras cirúrgicas são essenciais para as pessoas doentes e recomendadas nas regiões mais afetadas, mas não garantem uma proteção de 100% contra a epidemia. Como não estão completamente presas ao rosto, elas deixam o ar entrar sem filtragem e você pode inalar o vírus.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.