Política

Coronel pede ao MP fiscalização intensificada de preços abusivos

Produtos como alcool em gel e máscaras sofreram reajustes por conta do coronavírus

Por Da Redação
Ás

Coronel pede ao MP fiscalização intensificada de preços abusivos

Foto: PSD

O senador Angelo Coronel (PSD-BA) pediu aos Ministérios da Justiça e da Economia que intensifiquem a fiscalização de produtos necessários à prevenção do Coronavírus, como álcool gel, máscaras e luvas hospitalares. 

Segundo o senador, na Bahia os preços das máscaras pularam de R$ 4,70 para R$ 180, um aumento de inacreditáveis quase 4.000%.

Junto com o pedido, foi também a sugestão de que se proíba a exportação de itens médico-hospitalares indispensáveis, até que a pandemia seja vencida, pois as exportações estão desabastecendo o mercado interno (alguns países da Europa adotaram essa medida).

Paralelamente, Angelo Coronel apresentou Projeto de Lei criando dois tipos de crime em situações como a que o mundo vive atualmente. 

O primeiro é um crime contra as relações de consumo e consiste em “Elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços em época de emergência social, calamidade pública ou pandemia”, como aconteceu na greve dos caminhoneiros em 2018, principalmente com combustíveis. 

A pena prevista no PL é a de prisão de um a três anos e multa.

O segundo crime previsto no Projeto é mais grave e é contra a saúde pública.

O PL prevê prisão de dois a cinco anos e multa para quem “Elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços médico-hospitalares em época de emergência social, calamidade pública ou pandemia”.

Atualmente, essas práticas são consideradas apenas abusivas pelo Código de Defesa do Consumidor.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário