Corregedor devolve ao TRE-SP ação que pode deixar Carla Zambelli inelegível

Deputada é acusada de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação

Por Da Redação
Ás

Corregedor devolve ao TRE-SP ação que pode deixar Carla Zambelli inelegível

Foto: Câmara dos Deputados

O corregedor-geral Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, devolveu ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) um processo que pode deixar a deputada Carla Zambelli (PL-SP) inelegível. Anteriormente, a Corte regional havia encaminhado o caso para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pedido da defesa de Zambelli, alegando relação com um outro processo que tramita na Corte Eleitoral. 

Na decisão, Benedito afirmou que a competência para analisar o caso é do TRE-SP. A ação contra Zambelli foi movida pelos deputados Glauber Braga e Sâmia Bomfim, ambos do PSOL. Eles acusam a congressista de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

A ação contesta um vídeo publicado por Zambelli, em novembro de 2022, em que teria instigado generais das Forças Armadas a não reconhecerem a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito.  A outra ação, que tramita desde o início no TSE,  é movida pela coligação de Lula nas eleições de 2022. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário