Corrente do bem: Instituto de Cegos da Bahia e Palacete Tira Chapéu se unem em prol da inclusão!
Aos detalhes...

Foto: Divulgação
O Instituto de Cegos da Bahia (ICB) foi a entidade beneficiada pelo 1º Jantar às Cegas, que aconteceu na última segunda-feira, 31, promovido pelo Palacete Tira Chapéu, no cenário deslumbrante do Centro Histórico de Salvador. O evento único e emocionante proporcionou uma experiência sensorial aos presentes, reunindo uma seleta lista de convidados para um jantar com direito à degustação de vinhos, que mais do que o corpo, alimentou a alma dos presentes.
Durante a celebração, o público foi vendado, mergulhando em um mundo “sem luz”, que simula a realidade cotidiana das pessoas cegas ou com baixa visão, propiciando uma imersão que, não apenas o desafiou a confiar em seus outros sentidos, mas também o colocou em uma posição de empatia e compreensão profunda. O jantar sensorial foi uma verdadeira celebração do paladar, do olfato e do tato. Pratos cuidadosamente elaborados pela chef foram servidos, convidando os participantes a explorarem texturas, aromas e sabores de uma maneira completamente nova. A ausência da visão amplificou cada sensação, criando uma experiência gastronômica verdadeiramente memorável.
A noite também contou com a presença de pacientes assistidos pelo Instituto de Cegos da Bahia, que, além de enriquecer o evento com perspectivas autênticas, reforçou a importância do trabalho realizado pela instituição para o desenvolvimento da autonomia, independência e inclusão. A presidente do ICB, Heliana Diniz, compartilhou suas reflexões sobre o momento: "Este jantar foi um convite à empatia e à ação. Ao simular por algumas horas a realidade de quem não enxerga, esperamos despertar a sociedade para a necessidade de apoiar nossa causa. Cada gesto de solidariedade se traduz em oportunidades reais de inclusão e desenvolvimento para as pessoas cegas ou com baixa visão. Ao abrirmos nossos corações e mentes para diferentes realidades, podemos construir uma sociedade mais justa e empática", declara.