• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Cosme e Damião: confira a programação da festa dos santos gêmeos no bairro da Liberdade

Cosme e Damião: confira a programação da festa dos santos gêmeos no bairro da Liberdade

Homenagens começaram com novenário no dia 17 de setembro e serão encerradas no dia 27

Por Da Redação
Ás

Cosme e Damião: confira a programação da festa dos santos gêmeos no bairro da Liberdade

Foto: Matriz da Paróquia dos Santos Cosme e Damião

A Paróquia Santos Cosme e Damião, localizada no bairro da Liberdade, em Salvador, já deu início à festa em homenagem aos santos gêmeos. O ponto alto dos festejos acontece nesta quinta-feira (26), dia em que a Igreja celebra a memória litúrgica dos santos. A Missa Solene será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Valter Magno de Carvalho, às 19h.

As homenagens começaram com um novenário no dia 17 de setembro e serão encerradas no dia 27 (data da festa popular), com a alvorada às 5h, seguida de Celebrações Eucarísticas ao longo do dia: às 5h30, 7h, 8h30, 10h, 12h, 15h30 e 18h (Missa Solene de encerramento).

A programação também incluirá um momento de louvor, às 14h, e uma procissão que sairá da Matriz às 16h30, percorrendo até o Largo da Lapinha e retornando pela estrada principal da Liberdade.

Santos gêmeos

São Cosme e São Damião nasceram na cidade de Egéia, na Arábia, por volta do ano 260. Gêmeos e filhos de uma família nobre, foram educados na fé cristã pela mãe, Teodata, que os orientou de forma que Jesus Cristo se tornou o centro de suas vidas. 

Os irmãos estudaram na Síria, um importante centro de estudos na época, onde se especializaram em ciências e medicina, tornando-se médicos renomados, tanto pela competência quanto pela caridade com os doentes.

Por causa da profunda formação cristã que tiveram, os irmãos, vivendo num mundo paganizado, decidiram atrair as pessoas para Jesus Cristo através do exercício da medicina. E faziam isso não de maneira impositiva ou constrangedora, mas através da caridade, do amor e da competência. Os santos não cobravam por seus serviços médicos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário