Costa Rica é o 38º país a entrar na OCDE
Brasil sonha em entrar no grupo das nações mais desenvolvidas do mundo

Foto: BigStock
A Costa Rica se tornou nesta terça-feira (25), o 38º país a fazer parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), grupo das nações mais desenvolvidas do mundo. Com a entrada da Costa Rica, a América Latina passa a ter quatro países na organização: México, Chile e Colômbia já fazem parte.
Fazer parte do grupo é um grande sonho do Brasil. Em 2017, o então presidente do país, Michel Temer, pediu formalmente para entrar no grupo das nações mais desenvolvidas. Contudo, no governo atual esse desejo ainda continua sendo uma meta.
Em dezembro de 2020, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o Brasil estava pronto para ingressar na OCDE. Mas o país ainda não conseguiu atender a todos os pré-requisitos necessários. Em março deste ano, a OCDE criou um grupo para monitorar o combate à corrupção no Brasil, após uma série de alertas públicos terem sido feitos desde 2019. A criação de um grupo para monitorar a corrupção em um país específico é rara e só tinha acontecido duas vezes nos 60 anos da organização.