Costa Rica é o país com mais bullying no mundo, aponta levantamento
Brasil ficou em 16º lugar no ranking; especialistas apontam que maior conscientização pode explicar aumento das denúncias
Foto: Reprodução/EPTV
A Costa Rica é o país com maior registro de casos de bullying no mundo. Os dados de 2022 foram divulgados nesta quarta-feira (16), pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA, na sigla em inglês).
O bullying é caracterizado por agressões verbais, físicas e psicológicas que se repetem por algum período e podem ter danos de longo prazo. Segundo o levantamento, 44% dos estudantes do país dizem já terem sido vítimas do crime em algum momento na escola.
A Costa Rica possui bons indicadores de desenvolvimento, o que caminha na contramão do alto índice de bullying. Na avaliação das autoridades, o número parte de uma maior conscientização e disposição para denunciar, e do fato das escolas estarem se esforçando para combater a violência.
América Latina no ranking
Além da Costa Rica, outros países latino-americanos estão entre os 20 com mais relatos de bullying entre os estudantes.
A Colômbia aparece em 11º, com 23% dos casos. Um pouco atrás, aparecem Brasl, Peru e Chile, do 16º ao 18º, respectivamente, empatados com 20%