Covax Facility fecha acordo para distribuir CoronaVac e vacina da Sinopharm
Cerca de 110 milhões de doses estão à disposição do consórcio
Foto: Redação/Getty Images
A coordenação do consórcio Covax Facility fechou novos acordos para a aquisição de vacinas das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac. Ou seja, agora, cerca de 110 milhões de doses estão disponíveis para serem distribuídas aos países signatários.
Em nota, a coordenadora Gavi Vaccine Alliance afirmou que os acordos foram de compra antecipada com as duas fornecedoras. A Sinovac afirmou que pode fornecer 50 milhões de doses entre julho e setembro deste ano, com possibilidade de 150 milhões adicionais no 4º trimestre e 180 milhões no 1º semestre de 2022. No total, até 380 milhões de doses poderão ser adquiridas.
Já a outra companhia, a Sinopharm, prevê entregat inicialmente 60 milhões entre julho e outubro deste ano. A Gavi também tem a opção de adquirir 60 milhões de doses no 4º trimestre e mais 50 milhões no 1º semestre de 2022, totalizando possíveis 170 milhões de vacinas.
Os dois imunizantes possuem aprovação para uso emergencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e somam-se a outras nove vacinas na lista do consórcio: AstraZeneca/Oxford, Clover, Johnson & Johnson, Moderna, Novavax, Pfizer-BioNTech, Sanofi/GSK e SII-Covishield, SII-Covovax.