• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Covid: 1,8 milhão de testes vencidos seguem parados sem previsão de troca
Brasil

Covid: 1,8 milhão de testes vencidos seguem parados sem previsão de troca

O Ministério da Saúde nega qualquer prejuízo à administração pública

Por Da Redação
Ás

Covid: 1,8 milhão de testes vencidos seguem parados sem previsão de troca

Foto: Reprodução/R7

Cerca de 1,8 milhão de testes RT-qPCR para Covid-19 seguem parados no almoxarifado central do Ministério da Saúde, três meses após expirarem, de acordo com levantamento feito pelo Metrópoles. Desde então, tanto a pasta quanto o laboratório que produziu os exames não informaram quando a troca será realizada, como pede a legislação.

Neste período, ocorreram algumas mudanças. Inicialmente, o ministério admitiu que os testes ultrapassaram a data de vigência. Agora, a pasta contesta a informação e alega que os exames foram bloqueados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

Em novembro do ano passado, esses testes tiveram o prazo de validade prorrogado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e mesmo assim venceram.

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) comprou os exames em abril do ano passado. No total, foram adquiridos 10 milhões de exames, pelo custo unitário de R$ 42,32. O Ministério da Saúde nega qualquer prejuízo à administração pública.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.