Covid-19: Anvisa começa análise do primeiro pedido de registro de vacina
Agência anunciou medida que reduz a exigência da documentação inicial para os imunizantes
Foto: Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quinta-feira (1º), que vai começar a primeira revisão para o registro de uma vacina contra Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Na última terça-feira (29), a agência anunciou uma medida que reduziu a exigência da documentação inicial e simplificou o processo para os imunizantes contra o coronavírus.
Após a flexibilização para o registro, a Astrazeneca, farmacêutica que está desenvolvendo uma vacina em parceria com a Universidade de Oxford, protocolou o primeiro pedido. Ainda de acordo com a Anvisa, esse é o passo inicial para que se autorize a aplicação da vacina no Brasil. Caso seja aprovada em todos testes clínicos, que ainda estão em andamento.
Com o pedido protocolado, os técnicos da Anvisa vão começar a análise dos primeiros resultados da vacina, ainda dos estudos pré-clínicos, a fase mais inicial, que não envolve seres humanos. Essa é uma forma nova de revisão dos resultados criada pela Anvisa especificamente para enfrentamento da Covid-19. A medida tem como principal objetivo agilizar o processo de registro da vacina.