• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Covid-19: Bahia tem número expressivo de municípios com doses em atraso
Bahia

Covid-19: Bahia tem número expressivo de municípios com doses em atraso

Mais de 30 cidades baianas ainda não aplicaram nenhuma dose na população entre 5 e 11 anos

Por Da Redação
Ás

Covid-19: Bahia tem número expressivo de municípios com doses em atraso

Foto: Divulgação/Prefeitura de Salvador

Embora o início da vacinação contra o novo coronavírus tenha começado há mais de ano na Bahia, ainda existe um número expressivo de municípios com doses em atraso. Atualmente, de acordo com os dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a cobertura vacinal das pessoas a partir de 12 anos com o esquema completo de imunização é de 79,7%. Essa média, no entanto, acoberta uma grande desigualdade. 

Dados do Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA), obtidos por meio da Sesab, mostram que, enquanto 59 municípios já passaram dos 90% da cobertura vacinal, 28 ainda nem chegaram aos 50%. O ranking de menor cobertura é ocupado por Mutuípe, Varzedo e Encruzilhada, do primeiro ao terceiro lugar, respectivamente. Segundo o levantamento, Mutuípe tem apenas 40% de cobertura vacinal para a primeira dose e 20,83% para a segunda. 

A situação é preocupante porque, segundo os especialistas, a vacinação é essencial para conter a pandemia da Covid-19 e, sobretudo, diminuir o número de mortes causadas pela doença. Neste momento, a expansão da variante Ômicron também alerta para a necessidade da vacinação. 

O Farol da Bahia solicitou à Sesab o número de doses atrasadas no estado, confira abaixo: 

(Público-alvo: 12.732.254 pessoas com 12 anos ou mais)
-1ª dose em atraso: 1.466.443
-2ª dose em atraso: 1.320.951
-Dose de reforço em atraso: 2.951.665
Total de pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto: 5.739.059

A vacinação infantil também é um grande problema na Bahia. Dados da Sesab mostram, por exemplo, que mais de 30 municípios baianos ainda não aplicaram nenhuma dose na população entre 5 a 11 anos. 

Veja a tabela

Tabela completa (aqui)

 

Capital baiana

A capital baiana, por sua vez, é um dos municípios baianos com maior cobertura nacional. Salvador tem 96% de cobertura vacinal para a primeira dose. Já em relação à segunda dose ou dose única , entre pessoas com 12 anos ou mais, o número é 89%.  De acordo com o Sistema Vida, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os adultos na faixa etária entre 40 e 49 anos são a maioria entre os que ainda não tomaram a 3ª dose contra a Covid-19 no município. Cerca de 146 mil pessoas dessa faixa etária ainda não compareceram aos postos para receber a dose de reforço.

Em segundo lugar no ranking, com 126 mil faltosos, estão pessoas de 50 a 59 anos, seguidas de outros 111 mil indivíduos com idade entre 30 e 39 anos sem a 3ª dose. No total, mais de 545 mil pessoas com 18 anos ou mais estão atrasadas com a dose de reforço na capital baiana. Já os atrasados com a 2ª dose são 189 mil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.