• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Covid-19: Bruno Reis abre 10 leitos semi-intensivos em unidade nos Barris
Bahia

Covid-19: Bruno Reis abre 10 leitos semi-intensivos em unidade nos Barris

Ação visa reforçar o atendimento de casos ativos no municipio

Por Ane Catarine Lima
Ás

Covid-19: Bruno Reis abre 10 leitos semi-intensivos em unidade nos Barris

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Com o objetivo de reforçar o atendimento de casos do novo coronavírus na capital baiana, o prefeito Bruno Reis (DEM) abriu a Unidade de Suporte Ventilatório, que vai funcionar ao lado da UPA Vale dos Barris, na manhã deste sábado (5). “Estamos abrindo essa ‘tenta’, como é conhecida popularmente, com dez novos leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva]”, disse o prefeito. 

“Essa unidade é necessária porque há uma diferença entre a primeira e a segunda onda da pandemia, que foram dois momentos críticos que a cidade enfrentou em 2020 e 2021. Agora, com a chegada da variante Ômicron, nós temos uma terceira onda e também há uma diferença. Qual é a diferença? Uma pressão muito grande no sistema de urgência e emergência na porta das UPAs. Então, nós demos vazão a essa demanda”, completou.

Bruno afirmou, ainda, que existe uma grande busca por leitos de UTI para pacientes que foram acometidos por outras enfermidades como, por exemplo, problemas vasculares e não conseguiram atendimento anteriormente. “As pessoas não estavam procurando as unidades de saúde, isso foi até uma recomendação nossa. Havia naquele momento o risco da pessoa contrair a covid enquanto buscava atendimento e, portanto, agravar ainda mais a situação. Mas, com a Ômicron, muitos pacientes contraíram covid. Essa nova unidade de suporte ventilatório vai desafogar a UPA aqui dos Barris”, explicou o gestor municipal. 

Com doze leitos semi-intensivos, a estrutura possui ampla variedade de equipamentos médico-hospitalares, mobiliários e insumos condizentes com a necessidade de assistência semelhante aos leitos de UTI. Na última sexta-feira (4), a prefeitura realizou a abertura de 30 leitos no Hospital Martagão Gesteira, no Tororó.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário