Covid-19: Diretor da Opas defende unificar leitos privados e do SUS
Segundo Jarbas Barbosa, Brasil tem oferta maior de leitos na rede privada do que na rede pública
Foto: Agência Brasil
De acordo com o diretor-adjunto da Organização Panamericana de Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde nas Américas, Jarbas Barbosa, a unificação da oferta e do acesso a leitos públicos e privados é necessária para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.
Ele disse ainda que, o Brasil tem meios para fazer com que pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) usem leitos da rede privada, em caso de escassez na rede pública, e que o acesso ao tratamento da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, não deve ser definido com base na capacidade de quem pode pagar pelo atendimento. Para ele, o Brasil tem oferta maior de leitos na rede privada do que na rede pública.
Segundo Barbosa, que já foi secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e diretor presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o SUS deve ser usado para igualar a oferta de leitos para os pacientes sem plano de saúde.
As ações na área de saúde, falou Barbosa em seminário virtual promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), devem ser complementadas com medidas econômicas e sociais. Principalmente no caso de governantes retomarem o isolamento social em eventuais novas ondas da doença.