Coronavírus

Covid-19: empresa desenvolve testes que identificam por qual variante paciente foi infectado

Exames podem identificar até cinco mutações que circulam no Brasil

Por Da Redação
Ás

Covid-19: empresa desenvolve testes que identificam por qual variante paciente foi infectado

Foto: Divulgação | Vinícius Magalhães/SESI

A empresa de saúde Grupo Fleury desenvolveu testes de covid-19 que identificam por qual variante os pacientes foram infectados. Por causa da circulação de novas cepas, os exames são capazes de identificar até cinco mutações em circulação no Brasil. 

À CNN Brasil, o infectologista e diretor clínico do Grupo Fleury, Dr. Celso Granato, explicou que a principal função dos testes é identificar qual paciente corre mais risco de desenvolver casos graves da covid-19, já que as variantes tem maior taxa de transmissão.

“É um teste com caráter prognóstico. Se compararmos duas pessoas bem semelhantes, com a mesma faixa etária e sem comorbidades, por exemplo, aquela que foi contaminada pela variante tem chance de desenvolver um caso mais grave da Covid-19 do que a que foi contaminada pela cepa original. Essas pessoas tendem a ficar mais tempo internadas e é importante o médico saber disso, até para estimar a rotatividade dos leitos”, disse o especialista.

Ele também disse que os exames só são disponibilizados em hospitais, já que os exames podem causar curiosidade em outros públicos.

“Se a pessoa está em casa, ela não está grave. Diferente das que estão em hospital. Aí é uma situação que o médico pode usar essa informação: será que é uma mutação e, portanto, tem prognóstico pior?”, pontuou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.