• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Covid-19: Fiocruz prevê fabricação de vacina para 130 milhões de brasileiros em 2021
Brasil

Covid-19: Fiocruz prevê fabricação de vacina para 130 milhões de brasileiros em 2021

Previsão é de que vacinação comece até março

Por Da Redação
Ás

Covid-19: Fiocruz prevê fabricação de vacina para 130 milhões de brasileiros em 2021

Foto: Agência Brasil

O vice-presidente de produção e inovação em saúde da Fiocruz, Marco Krieger, disse nesta segunda (23), em entrevista à GloboNews, que a previsão é vacinar 65 milhões de pessoas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no primeiro semestre de 2021 e outras 65 milhões no segundo, considerando 2 doses para cada pessoa. Durante a entrevista, Krieger destacou a possibilidade de vacinar mais pessoas em menos tempo.

 "A grande vantagem é que esse protocolo que deu o melhor resultado traz um benefício adicional. A gente vai poder fornecer a vacina para mais 30% de pessoas do que havia previsto", disse.

A Fiocruz tem um acordo de transferência de tecnologia com a AstraZeneca, farmacêutica que desenvolve uma vacina em parceria com a Universidade de Oxford, para a produção das vacinas em solo brasileiro. Até o momento, a vacina de Oxford mostrou eficácia de até 90%. Os testes indicam que há maior eficácia quando a vacina é administrada em meia dose seguida de uma dose completa com intervalo de pelo menos um mês. 

De acordo com o CEO da AstraZeneca, Pascal Soriot, uma dose menor na primeira aplicação da vacina significa que mais pessoas podem ser vacinadas em um intervalo menor. "Poder vacinar mais pessoas mais rapidamente é realmente uma grande vantagem", disse. A vacina de Oxford é uma das quatro que estão em testes de fase 3 no Brasil. Em agosto, o governo federal disse que iria investir R$ 1,9 bilhão na produção de 100 milhões de doses. No começo de novembro, a Fiocruz anunciou um cronograma de produção e distribuição do imunizante no Brasil.

Vacinação até março de 2021

Segundo a Presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, a vacinação contra a Covid-19 no Brasil deve começar até março de 2021. “Temos a expectativa de que todo o processo de imunização comece a ser feito no primeiro trimestre de 2021”, disse. Nísia explicou que espera iniciar a produção já em janeiro ou em fevereiro. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário