Covid-19: França autoriza uso de anestésico veterinário para tratar doentes graves
Anestésico de cavalos à base de propofol será usado em doentes graves, internados em UTIs.
Foto: Reprodução
A França autorizou o uso de um anestésico de cavalos em doentes graves, internados em UTIs, para contornar a falta de remédios provocada pela epidemia do novo coronavírus. A autorização para a utilização de dois medicamentos à base de propofol foi publicada no Diário Oficial de sexta-feira (3).
A decisão é enquadrada pelo Estado de Emergência Sanitária, baixado no país para lutar contra o surto da doença. O anestésico veterinário produzidos para humanos será utilizado apenas em "complemento".
O propofol serve para sedar profundamente os pacientes entubados e ligados a aparelhos, para que eles possam suportar a respiração artificial. Os dois anestésicos veterinários que poderão ser utilizados nessa crise contêm a mesma substância ativa e a mesma dosagem que os remédios fabricados para humanos. As milhares de ampolas disponíveis estão bem condicionadas e a qualidade delas foi testada, garante a ANSM.
Médicos ouvidos pela imprensa francesa garantem que os anestésicos veterinários não trazem nenhum risco suplementar para a saúde dos doentes.