Covid-19: Governo Federal lança 130 serviços digitais durante pandemia
O auxílio emergencial, até o momento, é o mais famoso
Foto: Agência Brasil
Durante o período de pandemia do novo coronavírus, o Governo Federal já criou momentaneamente 130 serviços digitais, alguns ganharam mais visibilidade, a exemplo do auxílio emergencial. Da mesma maneira que concederam acesso aos cidadãos de benefícios e atividades essenciais, as aplicações também impuseram debates sobre exclusão e proteção de dados pessoais.
Diante de 130 novas alternativas online, o governo já alcançou os 700 serviços digitalizados desde janeiro do ano passado. Dentre eles, estão o auxílio emergencial, pedido de auxílio-desemprego, saque do abono salarial, emissão do comprovante do cadastro único e obtenção da carteira de trabalho.
Além disso, o governo elenca entre os serviços disponibilizados com foco na prevenção e combate à pandemia, o aplicativo (app) coronavírus-SUS. A ferramenta foi lançada com dicas de como evitar o contágio, orientações do que fazer em caso de sintomas, indicação de unidades de saúde próximas do usuário e envio de notificações e atualizações pelo Ministério da Saúde, reunidos no portal único (.gov.br). Segundo o ministério, em abril, 14 milhões de pessoas acessaram o site.
Auxílio emergencial
O auxílio emergencial de R$ 600, que é pago pelo governo federal, foi o benefício de maior escala lançado já tendo sido pago a mais de 50 milhões de brasileiros. O acesso foi condicionado ao ato de baixar o programa e a utilização.