Covid-19: Governo lança programas para o reforço de serviços socioassistenciais aos estados e municípios
O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (30) pelo ministro Onyx
Foto: Reprodução
Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (30), o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, anunciou três programas de reforço do fornecimento de serviços essenciais aos estados e municípios durante o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.
O programa 'SUAS' e será voltado para os serviços de Prevenção, Reforço alimentar e Abrigamento, no qual será destinado o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), para os CRAS, CREAS, Centros Pop, Centros de Conveniência e outros; a Alimentação, voltado para as vagas de acolhimento de idosos, APAES, orfanatos; e Abrigamento, para os moradores de rua, imigrantes e desabrigados em acolhimento.
No total, o programa terá investimento de R$ 1 bilhão e os repasses podem ser solicitados pelos gestores municipais através de um portal de transparência criado pelo ministério, no qual os dados também serão disponibilizados para os cidadãos.
Auxílio Emergencial
Sobre o pagamento do auxílio emergencial, o ministro Onyx Lorenzoni informou que até esta quinta-feira (30), serão analisados todos os usuários inscritos até o dia 26 deste mês para o recebimento do benefício através do aplicativo da Caixa.
Um balanço feito pelo Ministério da Cidadania, avaliou que mais de 32 mil pessoas foram consideradas inelegíveis, ou seja, pessoas que não se enquadram no perfil para o recebimento do auxílio e 13.600 pessoas tiveram os CPFs inconclusos, cujo a compatibilidade de dados não foram esclarecidas pelo Governo Federal. Ao todo, mais de 50 milhões de brasileiros foram aprovados.
De acordo com o ministro, a segunda etapa do benefício será anunciada na segunda-feira (4).