Covid-19: Japão suspende estado de emergência em todo o país
O primeiro-ministro, Shinzo Abe, pediu que a população fique em alerta e evite ambientes fechados
Foto: Divulgação | AFP
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, anunciou nesta segunda-feira (25), a suspensão do estado de emergência em todo o país adotado por causa da pandemia do novo coronavírus. A decisão foi tomada devido a redução no número de infectados no país.
"Estabelecemos critérios muito rígidos para decidir pela suspensão do estado de emergência e acreditamos que cumprimos esses critérios. Hoje, retiraremos o estado de emergência em todo o país", informou Abe.
Ao anunciar a suspensão, o primeiro-ministro também solicitou que a população fique em alerta e que evitem lugares fechados ou lotados, além de contatos próximos.
"Se baixarmos a guarda, a infecção se espalhará rapidamente. Devemos ficar atentos", alertou. "É necessário criar um novo modo de vida. Devemos mudar nosso modo de pensar a partir de agora", disse o primeiro-ministro.
O estado de emergência havia sido decretado no Japão no dia 7 de abril e foi adotada por causa do rápido aumento no número de casos diários desde o final de março. Inicialmente, a decisão passaria a valer até o dia 6 de maio, mas foi prolongada até o dia 31. No entanto, com a diminuição no número de novos casos, o governo decidiu antecipar a suspensão.
Desde o domingo (24), quando o Japão registrava 16.581 casos confirmados, até esta segunda-feira (25), houve um aumento de apenas 31 novas infecções. Atualmente, o país possui 16 mil infectados pela doença e 851 casos fatais.