Covid-19: Metade das cidades brasileiras tem alta incidência da deonça, aponta ITps
A pesquisa aponta que um total de 5.297 cidades que enviaram informações para o órgão
Foto: Agência Brasil
De acordo com análise divulgada nessa sexta-feira (23), pelo ITpS (Instituto Todos pela Saúde), feita com base em dados do Ministério da Saúde, quase metade dos municípios brasileiros registrou, entre os dias 11 e 18 de dezembro, alta incidência de Covid-19.
A pesquisa aponta que um total de 5.297 cidades que enviaram informações para o órgão, 2.552 tiveram mais de cem casos da doença por 100 mil habitantes, o que caracteriza a alta incidência. "Nesses municípios, vivem 47% da população do país, e seus moradores estão expostos a elevados níveis de transmissão viral", destacou o instituto.
Outro estudo, feito pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e divulgado na quinta-feira (22), mostrou que há tendência de aumento de hospitalizações no país por causa da Covid-19. Segundo especialistas, as duas análises acendem o alerta para o crescimento do risco de transmissão durante as festas de fim de ano, com possível sobrecarga dos serviços de saúde em janeiro.
Segundo análise do ITps, 21 das 27 unidades da federação apresentam alta incidência, estando fora desse grupo apenas os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pará, Amazonas, Maranhão e Piauí. As maiores taxas de contaminação foram registradas no Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal, todos com mais de 300 casos por 100 mil habitantes na semana em estudo.
O ITpS mostra, ainda, que a sublinhagem BQ.1 da variante Ômicron já é predominante no Brasil. A alta transmissão viral favorece o surgimento de novas mutações e variantes, que podem ter maior escape à vacina, dizem os especialistas.