Coronavírus

Covid-19: Ministério da Saúde lança app que orienta tratamento com remédios não comprovados

Recomendação é contrária aos protocolos de saúde nacionais e internacionais

Por Da Redação
Ás

Covid-19: Ministério da Saúde lança app que orienta tratamento com remédios não comprovados

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde lançou, recentemente, um aplicativo chamado "TrateCOV", com objetivo de auxiliar o diagnóstico da covid-19. A ferramenta é destinada para os profissionais de saúde e traz um formulário com remédios não comprovados, como cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina.

Os medicamentos não possuem eficácia comprovada contra a covid-19 e a recomendação é contrária ao que orienta os orgãos de saúde nacionais e internacionais. A recomendação do aplicativo do para tratamentos de Covid-19 com esses medicamentos foi revelada pelo O Estado de São Paulo.

O "TrateCOV" foi lançado no dia 11 de janeiro pelo ministro Eduardo Pazuello durante visita a Manaus, que enfrenta um colapso no sistema de saúde e a escassez de cilindros de oxigênio. Ele também desmentiu que a pasta recomendou "tratamento precoce" contra a doença, mas sim, um "atendimento precoce".

Na terça (19), as entidades médicas como a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) reforçaram, em nota conjunta, que não há evidências científicas sobre "tratamento precoce" para Covid-19.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário