• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Covid-19: MP pede ao Município de Vera Cruz que interrompa utilização de túneis de desinfecção

Covid-19: MP pede ao Município de Vera Cruz que interrompa utilização de túneis de desinfecção

Medida pode causar efeitos adversos à saúde da população

Por Da Redação
Ás

Covid-19: MP pede ao Município de Vera Cruz que interrompa utilização de túneis de desinfecção

Foto: Divulgação

O Ministério Público estadual recomendou na sexta-feira (5), ao Município de Vera Cruz que interrompa imediatamente a utilização de seis túneis de desinfecção instalados na cidade como medida para conter a transmissão do novo coronavírus.  De acordo com a ação, o Município deve também rescindir os contratos administrativos celebrados para locação dos equipamentos e para compra do hipoclorito de sódio, devolvendo os túneis de desinfecção e os galões ainda não utilizados do produto desinfetante aos fornecedores. 

“A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nota técnica asseverando que não foram encontradas recomendações por parte de órgãos como a Organização Mundial da Saúde (OMS), Agência de Medicamentos dos EUA (FDA) ou Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC) sobre a desinfecção de pessoas no combate à Covid-19, na modalidade de túneis ou câmaras”, destacou a promotora de Justiça, Márcia Munique Andrade, autora da recomendação.

Ainda segundo a promotora, não existe recomendação da Agência Europeia de Substâncias e Misturas Químicas (ECHA) para uso de túneis e não foram encontradas evidências científicas, até o momento, de que o uso dessas estruturas para desinfecção sejam eficazes no combate ao Covid-19, além de ser uma prática que pode produzir importantes efeitos adversos à saúde da população.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário