Covid-19: MP pede suspensão de decreto que reabriu comércio em Ilhéus
Segundo órgão, a taxa de letalidade na cidade é 5,3% uma das cinco maiores do estado
Foto: Divulgação
O Ministério Público estadual pediu à Justiça na última quarta-feira (3), que determine o fechamento dos estabelecimentos e a suspensão de todas as atividades comerciais não essenciais na cidade de Ilhéus, cuja reabertura foi estabelecida por decreto municipal publicado nessa segunda-feira (1). De acordo com a ação, a reabertura deve estar condicionada a cenário epidemiológico favorável, com disponibilidade regular dos leitos de UTI existentes no município, estabilização do número de casos ativos, diminuição da taxa de letalidade do novo coronavírus, redução contínua da taxa de infecção diária e aumento do índice de isolamento social local.
De acordo com os dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), apresentados na ação, a taxa de ocupação dos 31 leitos de UTI para Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, permaneceu em 100% em quase todos os dias entre o período de 21 de maio a 2 de junho de 2020, com exceção do dia 31, quando 27 leitos estavam ocupados. Na última terça (2), ainda de acordo com a Sesab, Ilhéus registrou cinco mortes nas últimas 24h. No total, a cidade tem 34 mortes, número menor apenas que Salvador e Itabuna.
Segundo o MP, a taxa de letalidade na cidade é 5,3%, uma das cinco maiores do estado, e que na semana entre 26 de maio e 2 de junho, o número de casos diários cresceu em mais de 5%, com 163 novos casos confirmados, depois de ter havido redução nas semanas anteriores de maio.