Covid-19 não é mais uma emergência sanitária global, diz OMS
A decisão acontece depois que vários países, como os EUA, suspenderam seus estados de emergência locais
![Covid-19 não é mais uma emergência sanitária global, diz OMS](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/148586/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=1991671d6f2bf3bb94bc42b57fc4ab0f)
Foto: ONU/ Elma Okic
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (5) que a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), o mais alto título de alerta da organização. Especialistas da OMS se reuniram na quinta-feira (4) para discutir a mudança de alerta da doença.
"Ontem, o Comitê de Emergência se reuniu pela 15ª vez e me recomendou que eu declarasse o fim da emergência de saúde pública de importância internacional. Aceitei esse conselho. É, portanto, com grande esperança que declaro o fim da Covid-19 como uma emergência de saúde global", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.
O status de pandemia, no entanto, permanece. "Isso [o fim da emergência] não significa que a Covid-19 acabou como uma ameaça à saúde global. Na semana passada, por exemplo, a Covid ceifou uma vida a cada três minutos – e essas são apenas as mortes que conhecemos", acrescentou.
A decisão acontece depois que vários países, como os Estados Unidos, começaram a suspender seus estados de emergência locais. Em abril do ano passado, o Brasil fez o mesmo.
Relembre
O Brasil identificou a primeira contaminação pelo novo coronavírus no final de fevereiro de 2020, enquanto a Europa já registrava centenas de casos de Covid-19. A declaração de transmissão comunitária no país veio em março, mês em que também foi registrada a primeira morte pela doença.
Na Bahia, o primeiro caso da doença foi registrado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em março de 2020. Na época, a pasta disse que a paciente era uma mulher de 34 anos, moradora de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 Km de Salvador.
A OMS estima que mais de 15 milhões de pessoas morreram em decorrência da Covid-19 no mundo todo. No Brasil, foram mais de 700 mil mortos pela doença. Na Bahia, dos 1.785.325 casos confirmados desde o início da pandemia, 31.378 morreram.