Covid-19: Nelson Teich afirma que não é possível liberação do isolamento social
Segundo o ministro, a curva de mortes está em "franca ascendência"
Foto: Agência Brasil
O ministro da Saúde, Nelson Teich, comunicou nesta quinta-feira (30) que não é possível flexibilizar o isolamento social diante da curva de mortes provocadas pelo novo coronavírus em "franca ascendência". Teich disse que tem diretrizes prontas para orientação de como gestores estaduais e municipais devem decidir sobre a manutenção do distanciamento social. Com isso, a pasta avalia a forma correta de divulgar essas diretrizes, pois há receio de que as orientações sirvam de base para afrouxamento prematuro das medidas de distanciamento social.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Denizar Vianna, voltou a afirmar o receio da equipe com o momento de divulgação das orientações. "No momento onde temos centros urbanos em fase de ascensão da curva, não é o momento adequado de mostrar isso", disse o secretário.
O ministro avaliou que os novos números, que levaram o Brasil a somar 5,9 mil mortes, não impactam as políticas já desenhadas.O país ultrapassa a China em número de casos de coronavírus com mais de 85 mil infectados “Não é porque teve alteração no número de mortes que a política vai mudar. Neste momento, o distanciamento permanece como orientação. E vamos avaliar cada lugar, cada região, quanto de recurso para atender pessoas”, disse Teich.