Covid-19: países usam mais de 13 bilhões de vacinas em março
Coalização Internacional afirma que imunizante é seguro e alerta para fake news
Foto: Divulgação
Dados da Coalizão Internacional de Autoridades Reguladoras de Medicamentos (Icmra) indicam que mais de 13 bilhões de doses contra a Covid-19 foram aplicadas em todo o mundo em março deste ano. Segundo a entidade, as evidências indicam que as vacinas aprovadas têm um perfil de segurança muito bom em todos os grupos etários.
“As vacinas são tão seguras nas populações especiais, como em pessoas com problemas médicos subjacentes, pacientes imunocomprometidos e gestantes, quanto na população em geral. A vacinação desses grupos é fortemente recomendada, porque [eles] possuem maior risco de complicações com a covid-19. A vacinação durante a gravidez protege tanto a mãe quanto o bebê. As vacinas contra a covid-19 são tão seguras para as crianças quanto para os adultos”, assegura a Icmra.
Covid longa e fake news
Em documento, a Icmra afirma que as vacinas reduzem o impacto da chamada “covid longa” e alerta para os perigos das notícias falsas. “A covid longa não é um possível efeito colateral da vacinação. Informações falsas podem resultar em mortes ou doenças graves se as pessoas evitarem a vacinação”, diz.
“A Icmra apoia fortemente a segurança das vacinas contra a covid-19 e seus benefícios na proteção de pessoas de todas as idades contra as graves consequências da covid-19”, completa a entidade.