• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Covid-19: Prefeitura já fez mais de 13 mil testes rápidos em bairros com restrições

Covid-19: Prefeitura já fez mais de 13 mil testes rápidos em bairros com restrições

Nordeste de Amaralina, Águas Claras e Santa Cruz somam 4.379 casos confirmados

Por Da Redação
Ás

Covid-19: Prefeitura já fez mais de 13 mil testes rápidos em bairros com restrições

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou nesta quarta-feira (23), que, até o momento, já foram realizados  13.660 testes rápidos para detecção da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Nordeste de Amaralina, Águas Claras e Santa Cruz, que resultaram em 4.379 casos confirmados. De acordo com a prefeitura da capital baiana, as três localidades seguem com medidas restritivas até o próximo sábado (26). Após o prazo, a gestão decidirá se prorroga ou não as ações regionalizadas nesses locais.

De acordo com informações da SMS, o Nordeste de Amaralina lidera o número registros de diagnósticos da Covid-19, com  2.540 casos confirmados da doença. Devido ao alto número de pessoas infectadas neste bairro, a prefeitura vem mantendo, desde o dia 10 de julho, as medidas restritivas. Já em Santa Cruz, desde o dia 8 de agosto, a SMS realizou 3.518 testes, totalizando 1.340 resultados positivos para o coronavírus. Em Águas Claras, desde o dia 31 de agosto, foram aplicados testes em 2.239 pessoas, com 499 delas positivadas.

A testagem rápida é feita pela amostra de sangue coletada do dedo do paciente. Técnicos da SMS fazem a triagem para identificação dos indivíduos com sintomas gripais. Logo depois, uma amostra laboratorial é recolhida e analisada pelos profissionais em até 30 minutos.

O resultado é encaminhado ao paciente via mensagem de texto no celular. Em caso positivo, a pessoa é orientada a iniciar o isolamento domiciliar e a SMS entra em contato com a pessoa para realizar as devidas orientações e medidas de controle.

Medidas da prefeitura

As atividades nos três bairros funcionam com limitações, em horário das 10h às 16h, obedecendo a todos os protocolos de segurança para conter a disseminação da Covid-19. Seguem liberados para funcionar em qualquer horário apenas estabelecimentos que prestam atendimentos essenciais, tais como supermercados, açougues, farmácias, padarias, agências bancárias e lotéricas, repartições públicas e cartórios, clínicas veterinárias, serviços de imagem radiológica, atendimentos de tratamento contínuo (oncologia, hemoterapia e hemodiálise) e laboratórios de análise clínica.

A fiscalização é feita diariamente pela força-tarefa coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur).  Outra medida que está sendo utilizada pela prefeitura de Salvador é a  desinfecção das ruas e espaços públicos. O trabalho é feito por agentes da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), que utilizam equipamentos de proteção individual (EPIs) e pulverizadores costais para aplicação de hipoclorito de sódio nas vias.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário