Covid-19: Rui Costa anuncia testagem em estudantes da rede estadual de Jequié
Testes serão realizados na próxima segunda-feira (3)
Foto: Gov-Ba
O governador da Bahia, Rui Costa, comunicou nesta quinta-feira (30), durante a transmissão ao vivo do Papo Correria, que os estudantes, professores e funcionários da rede estadual de ensino de Jequié farão testes para Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, na próxima segunda-feira (3). A medida é mais uma etapa iniciada pelo Estado para o monitoramento da doença antes do retorno às aulas.
“Já fizemos a testagem em Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca, e agora chegou a vez de Jequié. O objetivo é obter um diagnóstico da situação dos alunos da rede no que se refere ao coronavírus, tendo acesso a dados como quantos tiveram e quantos estão contaminados, de modo a gerar uma pequena amostra do que está ocorrendo com esses estudantes, bem como com os servidores. Esses e outros dados vão embasar e viabilizar um planejamento mais assertivo de retomada das aulas”, disse Rui.
Ainda não há estimativa sobre a data do retorno das atividades escolares. Segundo ele, todo planejamento está sendo feito com cautela para que a data seja anunciada em breve. “Nós estamos fazendo todo o planejamento educacional. Em breve iremos anunciar o planejamento e, assim, a data para o retorno. Estamos colando internet de qualidade nas escolas para facilitar a aprendizagem. Além disso, também estamos pensando em alternativas para colocar crédito no celular dos estudantes para que eles possam estudar de casa também nesse momento, principalmente os que estão se preparando para o Enem. A retomada será feita com toda a segurança. Será obrigatório na retomada o uso de máscara por todas as pessoas. Terá uma série de regras,” afirmou Rui.
Prorrogação de decreto
Ainda durante o programa, Rui disse que o decreto que proíbe a realização de eventos com mais de 50 pessoas e atividades em escolas das redes pública e privada em toda a Bahia, será prorrogado por mais 15 dias. O decreto venceria na sexta-feira (31). Segundo o governador, as medidas restritivas são fundamentais para a redução do número de novos casos de Covid-19.
“Por isso, precisamos prorrogar por mais 15 dias o decreto que proíbe atividades letivas e também a promoção de eventos que reúnam mais de 50 pessoas. Como vem ocorrendo desde o início do pandemia, voltaremos a avaliar a situação quando o prazo de vencimento do decreto estiver acabando”, garantiu.
A decisão envolve também a suspensão do transporte coletivo intermunicipal em cidades baianas com registros recentes, menos de 14 dias, de casos da Covid-19. “Faremos um novo balanço de como se comportou a doença no estado, inclusive porque algumas cidades estão reabrindo o comércio, para avaliar a liberação do transporte intermunicipal”, explicou.