Covid-19: surto na Itália não foi percebido durante semanas

Jogo de futebol foi marco para disseminação do vírus

Por Da Redação
Ás

Covid-19: surto na Itália não foi percebido durante semanas

Foto: Reprodução/ Getty Images

Após uma análise epidemiológica realizada na região da Lombardia, norte de Itália, percebeu-se que o novo coronavírus já presente na região desde o início do ano. Após um jogo de futebol o vírus se espalhou. O objetivo da pesquisa era compreender a forma como a doença se disseminou na região. Os dados apurados não deixam dúvidas: já havia pacientes com sintomas várias semanas antes de qualquer caso do novo coronavírus ter sido relato em Itália pela primeira vez, no dia 20 de fevereiro. 

“É de fato impressionante que a disseminação do vírus não tenha sido detectada em janeiro”, comentou Michele Tizzoni, especialista em doenças infeciosas da Fundação ISI de Turim. “Mas penso que, à época, ainda estávamos todos muito focados no que estava acontecendo em Wuhan, na China.”

A conclusão foi de que, quando o primeiro caso foi diagnosticado na Itália, o vírus já tinha se espalhado pela maioria das cidades da Lombardia. Nas semanas seguintes, quase metade dos pacientes cujos testes deram positivo para Covid-19 foram hospitalizados.

Este novo quadro sobre o início do surto naquela região reforça ainda mais a “estratégia agressiva de contenção” para evitar a propagação do vírus, dizem os autores do estudo. E embora as atividades e reuniões públicas na região tenham sido proibidas em três dias após o primeiro positivo, a disseminação não detectada nas semanas anteriores significava que já se tinha espalhado.

O jogo entre o Bérgamo (Atalanta BC) e o Valencia foi considerado uma bomba biológica. Só durante aquele jogo, realizado no dia 19 de fevereiro na cidade de Milão, contagiaram-se cerca de 40 mil pessoas. O Valencia foi a primeira equipe a ter um foco de contágio. Só no elenco principal, 35% dos jogadores contraíram a Covid-19.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.