Coronavírus

Covid-19 trouxe sequelas para 65% dos brasileiros, diz levantamento

Perda de olfato e paladar foram os efeitos mais relatados pelos entrevistados

Por Da Redação
Ás

Covid-19 trouxe sequelas para 65% dos brasileiros, diz levantamento

Foto: BC Y/Pixabay

De acordo com a pesquisa Covitel, desenvolvida pela Vital Strategies, organização global de saúde pública, e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a partir da articulação e financiamento da Umane, com apoio do Instituto Ibirapitanga e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o covid-19 trouxe sequelas para 65% dos brasileiros. Durante o levantamento, cerca de nove mil brasileiros, de capitais e cidades do interior das cinco regiões do Brasil, foram entrevistados por telefone.

Um em cada quatro entrevistados relatou ter obtido teste positivo para covid-19, sendo que, dos infectados, 8,2% necessitaram de internação, dois terços declararam ter sequelas e mais da metade relatou alguma mudança de hábito.

Em relação aos tipos de sequela, a perda de olfato e paladar foi relatada por três a cada dez entrevistados. Na sequência, problemas musculares atingiram 25,5% dos infectados, fadiga ou cansaço, 23,6%, perda de memória, 21,3%, perda de cabelo foi apontada por 19,3% e falta de ar, relatada por 18,6%.

O levantamento também chama a atenção para mudanças em relação a saúde mental, com aumento dos diagnósticos de depressão entre os adultos brasileiros. Ao mesmo tempo, tendências prejudiciais a saúde que vinham melhorando, como o tabagismo, tiveram a tendência positiva interrompida.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário